Fórum Paranaense dos Cursos de Pedagogia
BEM-VINDO AO FÓRUM PARANAENSE DOS CURSOS DE PEDAGOGIA
Apresentação e constituição
O Fórum Paranaense dos Cursos de Pedagogia tem como finalidade atuar em defesa do curso de Pedagogia. Constitui-se como uma entidade representativa, um espaço plural para a discussão, socialização de ideias e experiências, construção de enfrentamentos e posicionamentos coletivos das entidades paranaenses, que visa a congregar ações organizadas em prol da crescente melhoria e fortalecimento dos Cursos de Pedagogia e, consequentemente, da educação brasileira.
Integram o Fórum Paranaense dos Cursos de Pedagogia os Coordenadores e Professores dos Cursos de Pedagogia das Universidades e Faculdades Públicas Federais, Estaduais e Municipais e Particulares do Estado do Paraná, inclusive os de instituições multicampi e pluridepartamentais ou seus representantes legais, assim como representantes discentes e representantes dos profissionais da educação atuantes na Educação Básica indicados pelos Núcleos Regionais de Educação, Sistemas Municipais de Educação e Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Paraná – SINEPE.
Neste momento, o Fórum Paranaense junta-se, de forma colaborativa, ao processo de resistência nacional às recentes políticas de reformulação dos cursos de licenciatura. A data escolhida para reativar os trabalhos do Fórum Paranaense é 30 de agosto do ano de 2021, com a proposição de discutir e defender a formação de professoras(es), pedagogas(os) e gestoras(es), que ocorre nos Cursos de Pedagogia ofertados pelas instituições de Ensino Superior do Paraná.
A necessidade de reativação do Fórum Paranaense dos Cursos de Pedagogia se deu a partir da Resolução CNE/CP 02/2019 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Entendemos que a referida regulamentação não contempla o projeto formativo construído historicamente pelo movimento de educadores do Estado do Paraná.
Consideramos que há um crescente processo de desqualificação da formação inicial e continuada de professoras(es) no Brasil. Neste sentido, destacamos os cursos de Pedagogia, entendidos pelas instituições de educação superior, representadas por esta Comissão, como um curso que garante a formação de profissionais qualificados para atuarem na docência, planejamento, pesquisa e gestão escolar, assim como em cargos de decisões políticas no âmbito da gestão educacional.
A Resolução CNE/CP n° 02/2019, elaborada pelo atual Conselho Nacional de Educação, sem consulta à categoria, gerou críticas relativas à proposta instituída de formação de professores, pois desconsiderou o diálogo democrático com a/os educadora/es e as entidades propulsoras dos movimentos em prol da qualidade na educação brasileira.
Diante do exposto, tornamos público o Manifesto do Fórum Paranaense dos Cursos de Pedagogia.
MANIFESTO DO FÓRUM PARANAENSE DOS CURSOS DE PEDAGOGIA
A educação enquanto bem público, direito de todos e dever do Estado tem sido historicamente alvo de inúmeros ataques que convergem no desmonte do sistema público de ensino. No âmbito das políticas educacionais a Resolução CNE/CP nº 2 de 20 de dezembro de 2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) condiciona a desestruturação da formação e da carreira docente.
Numa ação autoritária, sem consulta a/os educadora/es, organizados em associações e/ou entidades de classe, os membros da Câmara de Educação Básica e da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação reunidos no Conselho Pleno aprovaram o documento normativo acima citado, impondo à formação de professores uma matriz gerencialista, própria da perspectiva empresarial e absolutamente distante da concepção de educação garantida pela Constituição Federal de 1988. Uma vez implantadas essas diretrizes, a formação de professoras(es), pedagogas(os) e gestoras(es) para a Educação Básica realizada no Curso de Pedagogia, passa a ser reduzida a uma dimensão praticista, que fragiliza e compromete de forma significativa e oferta de educação de qualidade.
Neste momento histórico, a organização da comunidade acadêmica é fundamental para anunciar os projetos formativo-educativos desenvolvidos pelas Instituições formadoras e denunciar o desmonte dos cursos de Pedagogia já instituídos e consolidados no Brasil.
As instituições de educação superior que subscrevem esse documento instauram nesta data, o Fórum Paranaense dos Cursos de Pedagogia para empreender a luta em defesa da formação de professoras(es), pedagogas(os) e gestoras(es), capacitados para a elaboração e consecução de um projeto educativo que defenda a autonomia das instituições de ensino superior, por uma educação de qualidade, pela escola pública, gratuita, de qualidade para todos e todas.
Paraná, 30 de agosto de 2021.
SUBSCREVEM ESTE MANIFESTO OS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS SEGUINTES INSTITUIÇÕES:
Assista ao Lançamento do Fórum
O lançamento do Fórum realizado por meio do Canal do YouTube em 30 de agosto de 2021.
Transmitido pelo link: https://youtu.be/X2IDUnBBTok