top of page

III ENCONTRO DO FORPPED

LARANJEIRAS DO SUL - UFFS 

9 e 10 de Outubro de 2023

RESOLUÇÃO DO

III ENCONTRO ESTADUAL FÓRUM PARANAENSE DOS CURSOS DE PEDAGOGIA

 

            Nos dias 9 e 10 de outubro de 2023 o Fórum Paranaense dos Cursos de Pedagogia (FORPPED) realizou seu 3º encontro presencial com representantes dos cursos de pedagogia de todo o Paraná. Professores, pesquisadores, estudantes e demais profissionais ligados à pedagogia estiveram presentes no campus da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) em Laranjeiras do Sul, para reafirmar o seu compromisso com o curso de pedagogia e com a luta dos trabalhadores e trabalhadoras por uma educação igualitária, pública, estatal e de qualidade socialmente referenciada.

             Em sua plenária reiterou o repúdio à Resolução CNE/CP 02 de 2019 e a BNC-Formação Continuada (Resolução, 01 de 2020), entendendo que as mesmas impõem uma agenda privatista aos cursos de pedagogia, vinculando-os de modo reducionista à Base Nacional Comum               Curricular da Educação Básica (BNCC- Educação Básica). Além de estabelecer uma programação de debates com as outras licenciaturas a respeito dos danos das resoluções citadas, definiu como estratégia a formação contínua com os estudantes, qualificando a luta contra esses ataques à educação. Ficou estabelecido que este Fórum deverá incentivar os colegiados de todos os cursos de pedagogia do Paraná, para que se manifestem contrários à BNC –Formação.

Apontou como necessária a discussão sobre a BNCC e de sua revogação imediata. A BNCC seria parte do conjunto de medidas neoliberais para a educação, componente do ajuste justo do Banco Mundial, impondo um currículo padronizador e anti-intelectual.  Para a ação contra a BNCC este FÓRUM indica o apoio às lutas de ocupação estudantis e o permanente debate dentro dos departamentos pedagógicos sobre as implicações políticas e pedagógicas da BNCC nos currículos escolares e na limitação da ação docente.

                Iterou à luta contra o Novo Ensino Médio (NEM), apontando suas deficiências na formação humana de nossos estudantes, bem como seu caráter ideológico restrito em favorecimento da “empregabilidade do mercado”. Como foco de ação deste FÓRUM, indicou-se o estímulo ao debate institucional, denunciando as fragilidades e interesses particularistas do NEM, bem como o apoio às lutas de pais, sindicatos e de estudantes pela revogação imediata do Novo Ensino Médio.

                Em discussão ao PL 1.735/2019 que implica na regulamentação da profissão do pedagogo, este FÓRUM compreendeu que é necessário ampliar o debate, expandindo para outros aspectos, como a questão do notório saber e locais de trabalho do pedagogo. Aponta uma posição crítica em relação à criação de um Conselho regulador, no caso da criação de um Conselho para o curso de pedagogia.

                Sobre o perfil do egresso, o FÓRUM defende a formação do pedagogo como pesquisador, cientista da educação, vinculado à história nacional e local do curso, que tenha compromisso social e com a propagação do conhecimento científico, que possa construir sua identidade em permanente diálogo com a comunidade e com as lutas políticas da classe trabalhadora.

Para finalizar, saúda a todos os envolvidos nesse processo de luta, e que levemos o amplo debate para todos, que possibilitemos à toda sociedade civil construir uma educação sólida a qual os educadores almejam e que o país necessita 

Laranjeiras do Sul, 10 de outubro de 2023

 

 

Ações do FORPPED

- Debates com as licenciaturas sobre a BNCC formação;

- Pensar criticamente a formação de estudantes;

- Manifestação dos colegiados;

- Fortalecimento dos movimentos base e apoiar as greves de ocupações;

- Pedir a revogação imediata da resolução 2019;

- Apoio aos Movimentos Sociais, aos movimentos estudantis e a todo movimento contra o Novo Ensino Médio;

- Promover debates sobre o PL da Regulamentação da Profissão do Pedagogo, sobre o notório saber e os locais de trabalho, mantendo uma posição crítica em relação aos Conselhos Fiscalizadores;

- Defesa da Diretriz de 2015 (Resolução 02 de 2015)

- Moção de solidariedade ao direto do povo palestino e repudio à agressão de Israel;

- Moção de Repúdio à LGU: Apoio aos sindicatos, movimentos estudantis, técnicos, professores e comunidade em geral; pelo direito à pesquisa;

- Moção de apoio à ocupação da Universidade do Maranhão;

- Moção de Apoio à greve da USP;

- Apoio às lutas e atividades da executiva dos estudantes;                             

 

Encaminhamentos gerais

- Definição dos locais dos próximos encontros, Guarapuava 1º semestre e Palmas-PR, 2º semestre.

-  Temática dos próximos encontros: Identidade do Pedagogo e Rumos da formação na constituição do PPC

- Aprofundar as discussões nas universidades;

- Realizar eleição da nova diretoria do FORPPED;

- Manter a organização da executiva dos estudantes aliada ao FORPPED;

bottom of page